Equipe de tênis de mesa do Itaim Paulista competirá em campeonato estadual

Natalia Almeida/CLN

                                                                                                

O tênis de mesa foi inventado no Reino Unido e chegou ao Brasil no século XIX. A modalidade que utiliza raquete, bola e uma mesa de madeira também foi disseminada na periferia. No Itaim Paulista, zona leste da cidade, o esporte é praticado pela equipe da Escola Estadual Wilson Rachid que representará o município de São Paulo no campeonato estadual.

 

O time é liderado pelo professor de educação física Roberto Yokomizo, 52, que conta com cerca de 50 alunos das modalidades pré-mirim, mirim e infantil. Por serem os campeões da cidade, a equipe garantiu quatro vagas pra disputar a final do campeonato estadual na cidade de Taquaritinga, que está a 337 quilômetros da capital.

 

“Nós treinamos bastante, vamos dar o nosso melhor e ver o resultado lá” conta Moisés Araújo, 12.

 

A iniciativa do esporte auxilia na vida escolar, traz benefícios para os estudantes e muitas vezes se torna uma forma de ensinar a disciplina: “Eu gosto de ensinar tênis de mesa, porque muitos dos alunos são problemáticos na escola, então é uma chance de aproximação para orientarmos eles” afirma Yokomizo.

 

Entretanto, o esporte não deve tomar tanto tempo desses jovens para não interferir no rendimento escolar e foi pensando nisso que eles criaram um acordo entre si: “Nós temos um compromisso de nos sairmos bem nas aulas para continuar praticando o esporte e eu comecei a levar isso a sério” diz Lucas Ferreira, 14.

 

                                                                                                                       Natalia Almeida/CLN

Os treinos ocorrem na escola estadual Wilson Rachid e na associação SHU-BU-KAI

 

O jogo

 

A partida do tênis de mesa é dividida entre cinco até sete "sets" e ganha a rodada o jogador que fizer 11 pontos primeiro. No caso de empate, o vencedor deverá marcar dois pontos a frente do adversário.

 

A pontuação é marcada de quatro maneiras: quando o oponente não consegue devolver a bola, a bola quica mais de uma vez ou não quica na mesa, a bola é lançada para fora ou o jogador erra o saque.

 

Modalidade Olímpica

 

O esporte tornou-se olímpico em 1988 na edição dos jogos olímpicos de Seul, na Coreia do Sul. Atualmente, a modalidade é representada na delegação brasileira por seis atletas nas Olimpíadas do Rio.

 

Todos os integrantes da equipe da Escola Estadual Wilson Rachid acompanham os atletas brasileiros nos jogos olímpicos e sonham em representar o Brasil um dia: ”Eu estava observando o Hugo Calderano e percebi que ele joga muito bem, eu gostaria de chegar ao nível dele, tenho muita vontade de ir para as olimpíadas” comenta Marcos Reis, 14.

 

 

 

 

Outras Matérias

fotos/CLIPP STORE 2016
fotos/AEIP - Associação dos Empresários do Itaim Paulista

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN