Skatistas do Itaim Paulista querem desembarcar em Tóquio nas próximas olimpíadas

Daniele Amorim/CLN

 

O skate será um dos esportes presentes nas Olimpíadas de Tóquio de 2020, no Japão. Com a aprovação do Comitê Olímpico Internacional (COI), as modalidades de "street" e "pista" serão disputadas por 40 atletas (20 homens e 20 mulheres). Será a primeira vez que o skate fará parte de um evento olímpico. Em um dos redutos do esporte, no Itaim Paulista, zona leste da cidade, skatistas acreditam que sua entrada nos jogos ajudará a quebrar o preconceito da prática.

 

O skatista Rafael Leandro, 19, começou a andar de skate aos 14 anos quando ganhou o objeto de seu irmão. Segundo a Confederação Brasileira de Skate, ele foi considerado o segundo melhor skatista em 2015 no estilo longboard amador.  Apesar da modalidade, onde Rafael é especializado, não constar nas próximas Olímpiadas, o morador do Itaim Paulista, não descarta em mudar o estilo para treinar para os jogos: "Eu me especializaria em pista, porque eu entendo um pouco também.". 

 

Já o estudante Victor Silva ,19, começou a andar com 13 anos e tem o skate como hobby. Para ele, ter o esporte como modalidade olímpica ajuda a derrubar a visão marginalizada da prática: "Acho bom, porque o preconceito envolvido com o skate pode acabar."

 

A estudante e skatista Kathleen de Freitas tem 16 anos e apesar da pouca idade já se destaca na região. A modalidade de street, em que pratica, será a mesma competida nos jogos: "Com certeza quero ir, mas precisa treinar muito mesmo".

 

                                                                                                                                                            Natalia Almeida/CLN

Skatistas do Itaim Paulista podem integrar a delegação brasileira representando o skate nas próximas olimpíadas

 

História do Skate no bairro

 

 

Nos anos 90, o reduto do "downhill slide", no Itaim Paulista, era na rua Juraraterê, conhecida como paulistinha, onde acontecia os campeonatos da modalidade.

 

Atualmente, os locais mais conhecidos para a prática do skate é na praça Lions - em frente a Casa de Cultura do Itaim Paulista - e praça Fortunato da Silveira, mais conhecida como praça do Morumbizinho em São Miguel Paulista. 

 

Veja abaixo, o vídeo produzido pela CLN que conta a história dos campeonatos de downhill slide no bairro do Itaim paulista:

 

 

 

 

 

Outras Matérias

fotos/CLIPP STORE 2016
fotos/AEIP - Associação dos Empresários do Itaim Paulista

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN