Ex-árbitro da FIFA ministrou curso de arbitragem no Itaim Paulista

Natalia Almeida/CLN

 

Já imaginou que o juiz que você atacava durante uma partida de futebol poderia ser seu vizinho? Isso mesmo. O ex-árbitro assistente da FIFA, Valter dos Reis, 54, é morador do Itaim Paulista, e apitou jogos de importantes times durante 24 anos, até aposentar-se, porém, ele não largou o futebol de lado e ministrou pela segunda vez o curso de árbitro no CEU Vila Curuçá. A entrega dos certificados aconteceu na quarta, 9 de novembro. 

 

A iniciativa de realizar um curso de arbitragem partiu da gestão da escola municipal, que contatou Valter para passar seus conhecimentos na área: “Hoje em dia, no nosso país, todo mundo quando está assistindo televisão quer ser árbitro de futebol, todo mundo sabe tudo. Por isso é legal quando se vai ao curso, para aprender [...] Falar pro povo aqui do Itaim é muito legal, porque é minha região, onde eu nasci e cresci” revelou.

 

É o segundo ano que as aulas foram aplicadas na unidade, que teve duração de um mês e meio com duas horas semanais. A turma, composta por 50 alunos de ambos os sexos, teve aulas teóricas e práticas gratuitamente.

 

O profissional

 

Valter José dos Reis, nasceu no bairro de São Miguel, também na zona leste da cidade, é casado há 32 anos e pai de três filhos. Como muitas crianças, sempre sonhou em ser jogador de futebol, mas acabou encontrando sua satisfação na arbitragem após conhecer um amigo que apitava jogos. Com 21 anos, começou o curso de arbitragem na Federação Paulista de Futebol e se formou em 1983, quando começou a apitar partidas infantis e juvenis. 

 

                                                                                                                      Acervo Pessoal e Divulgação

Após 24 anos de profissão, ex-árbitro da FIFA repassa seus conhecimentos através de palestras e cursos

 

Em Março de 1986, ele apitou seu primeiro jogo profissional em Bauru, no interior do estado, entre os times Noroeste de Bauru e Juventus: "O jogo que mais marcou foi minha estreia. A Federação Paulista patrocinava o Desafio ao Galo, que era um campeonato amador que tinha no CMTC Clube que passava ao vivo pela TV Record." Apesar de ter apitado diversos jogos profissionais em sua carreira, o que lhe marcou foi a participação na disputa entre os times de várzea Az de Ouro do Itaim Paulista e Black Power do Ipiranga.

 

Em 1987, Valter entrou para o quadro da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) onde permaneceu até atingir o ápice da sua carreira em 1995, ao conquistar uma vaga de árbitro assistente na FIFA (Associação da Federação Internacional de Futebol) pela qual teve a oportunidade de conhecer 26 países, além de todos os estados brasileiros. Em 1998 e 1999 conquistou o prêmio Charles Miller de melhor árbitro auxiliar do país e aposentou-se em 2007, após 24 anos de profissão.

 

A confirmação de uma nova turma para o curso não é concreta, mas Valter já adiantou: "Toda vez que o Itaim estiver precisando de mim, me disponibilizo. Para o próximo ano quem sabe terá a terceira, a quarta e assim vai indo" finaliza.

 

Outras Matérias

fotos/AEIP - Associação dos Empresários do Itaim Paulista
fotos/CLIPP STORE 2016

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN