Rua Salvador Gianetti recebe seu Parklet Municipal

 

                                                                                                                                            Daniele Amorim/CLN

Parklet de Guaianases terá estrutura similar ao aparelho situado em São Miguel

 

Com o objetivo de promover a ampliação da oferta de espaços públicos de convivência na cidade, a Prefeitura de São Paulo regulamentou, em abril de 2014, a implantação de parklets em suas vias públicas. A escolha dos locais de cada parklet público foi realizada entre a Subprefeitura e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), por meio da SP Urbanismo. Na região de Guaianases, o equipamento ficará instalado na Rua Salvador Gianetti, uma das principais vias do bairro.

 

O desenvolvimento de espaços de convivência nas ruas reforça a função social do espaço da cidade como local de encontro. Apoiar a vida urbana na cidade, com foco nas necessidades das pessoas que utilizam os espaços é uma forma de promover interação social e conquistar espaços públicos mais seguros e vivos.

 

Considerados extensões da calçada, os parklets ocupam área de até 10 metros de extensão por 2 metros de largura, colocados em local de estacionamento.

 

Apesar de a maioria dos equipamentos existentes serem mantidos por empresas privadas, todos são espaços públicos e gratuitos, que podem ser usufruídos por qualquer cidadão paulistano.

 

O parklet é também uma forma de apoiar os deslocamentos a pé e de bicicleta pela cidade. Nos lugares onde já se observa presença de pessoas, onde se realizam as atividades cotidianas e os deslocamentos diários, é fundamental ofertar oportunidades para permanência, incentivando as pessoas a participarem e acompanharem os acontecimentos da cidade.

 

Nesse sentido, a ampliação da política pública para todas as regiões da cidade com a implantação de parklets fortalece as demais centralidades e identidades locais.

 

Saiba mais:

Criados em São Francisco, nos EUA, os parklets surgiram como forma de converter vagas de estacionamento dos automóveis na via pública em áreas recreativas temporárias, estimulando a discussão do uso dos espaços da cidade de forma mais equilibrada. No Brasil, o conceito de parklet surgiu em São Paulo, em 2012.

Fonte:PMSP

Outras Matérias

fotos/AEIP - Associação dos Empresários do Itaim Paulista
fotos/CLIPP STORE 2016

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN