www.centrallestenoticias.com.br
www.saomiguelpaulista.com.br
www.itaimpaulista.com.br

Arte e história ganham destaque em muro da Nitroquímica

Publicada em: 13-07-2016

da Redação

 

                                                                                                                                                      Divulgação

Arte e história do bairro são atrativos para quem passa pela avenida Doutor José Artur da Nova

 

A avenida Doutor José Artur da Nova é uma das vias mais congestionadas do Jardim Helena, zona leste da cidade, pois é a únicas alternativa para os moradores da região seguirem em direção ao centro comercial de São Miguel. Porém, desde segunda (11) a rotina do trânsito carregado ganhou um toque de arte e história com o projeto do GrafitArte que grafitará os muros que cercam a Nitroquímica com a história do bairro de São Miguel.

 

O projeto é idealizado pela ONG Message Soul, que com o produtor cultural Valdermir Lima, conseguiu o apoio da Lei Rouanet para captar recursos de empresas da região para reunir cerca de 30 grafiteiros moradores do extremo leste para contar a história do bairro em 228 painéis no muro de 1 quilômetro de extensão. São eles: Chor, Xyrox, BÓ, Papel, Decor, Ignoto, Toom, Chuck, Dumeem, Manulo, Spinha, Gryllo, RV, Bié, Age, Cléber, Lan, Val, Dan, Predu, Rique, Zíper, Bob, Golias, Gnomo e os coordenadores Rogério Urbanos e Edimilson Rosendo.

 

De acordo com Lima, os grafiteiros tiveram aulas de história da região para comporem o grafite.

 

Um dos grafiteiros do projeto é o itainhense Eduardo "Xyrox" Barretos, 34, e apesar de morar próximo de São Miguel, Xyrox não conhecia parte da história do bairro: "Dar ciência e registrar a história de um bairro que foi um dos primeiros em São Paulo é viajar no tempo. Tem coisas que eu nem conhecia".

 

"Isto que estamos fazendo é uma aula de história de um lugar que fez e faz a história do Brasil. Tem passagens históricas que eu nem conhecia e olha que moro aqui há vários anos, desde 1992" é o que registra o professor universitário de artes visuais Alessandro "Alex Chuck" Gomes dos Santos que foi convidado para grafitar 15 painéis.

 

De acordo com um dos coordenadores do projeto Manulo Sauro, 44, cada grafiteiro será responsável por pintar de 12 a 15 painéis, que possuem medidas de 2 metros de largura por 2, 5 metros de altura.

 

O prazo de entrega do muro grafitado com a história de São Miguel é para o mês de agosto, para que fique pronto a tempo da comemoração de aniversário do bairro que fará 394 anos em setembro. 

 

 


 

Outras Matérias

Comente essa notícia

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

São Paulo (SP)

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN