www.centrallestenoticias.com.br
www.saomiguelpaulista.com.br
www.itaimpaulista.com.br

Hortas caseiras: conheça histórias de quem planta no quintal e foge dos agrotóxicos em São Miguel Paulista

Publicada em: 04-01-2017

Vander Ramos/CLN
Gustavo Soares/Agencia Mural

 

                                                                                                                                                                                        

Cultivar uma pequena horta caseira é cuidar da saúde e diminuir o "stress" do dia-a-dia

 

 

Ter uma horta em casa pode trazer vantagens e benefícios para a saúde e para o bolso, afinal os preços dos hortifrutigranjeiros não estão convidativos nas feiras livre e supermercados devido aos altos preços. Além disto cultivar uma pequena horta caseira pode unir mais a família, garantir hortaliças livre de produtos químicos (os conhecidos agrotóxicos) e ajudar na conscientização ambiental. Entretanto um dos principais benefícios da alimentação saudável são mais significativos para as crianças em fase de crescimento.

 

O jornalista Gustavo Soares, colaborador da Agência Mural de Jornalismo Inteligente das Periferias de São Paulo e morador de São Miguel (Vila Rosária), revela que quem tem um quintal repleto de árvores frutíferas e uma hortinha é o casal Victor Nascimento dos Santos, 77, e Magnólia Soares dos Santos, 77, ambos aposentados. Moradores de São Miguel Paulista, zona leste, há mais de 50 anos, começaram a plantar em casa há quatro décadas. No quintal dos moradores de São Miguel Paulista há pé de maracujá, uva, goiaba, amora, pitanga, manga, mamão, romã, limão, acerola, tomate, pimenta, erva-cidreira, cebolinha, boldo e salsinha.

 

A rotina de cuidados consiste basicamente na adubação da terra, irrigação e poda. A irrigação acontece todos os dias, exceto quando chove, e é feita pelo próprio casal. Já a poda é realizada na lua nova do mês de agosto, principalmente da uva, para carregar o pé no final do ano. Na parte da adubação só usam produtos orgânicos. Santos comenta que traz esterco de vaca de um sítio que tem em Paraíbuna, município do interior de São Paulo.

 

 

      
Parte do quintal onde fica o pomar e a horta de Vitor e Magnólia / Árvores frutíferas ficam espalhadas pelo quintal
Temperos são plantados com outras plantas, caso da cebolinha  -   Fotos: Gustavo Soares / Agência Mural

 

 

Para eles a principal vantagem de ter alimentos plantados em casa é a economia no mercado e na feira. Também contam que ter horta no quintal é um lazer. Sobre como é vista pela vizinhança a existência de uma plantação onde moram, Magnólia diz que todo mundo gosta, principalmente porque sempre estão pedindo alguma coisa. “Pede erva-cidreira, pede manga verde”, Santos interrompe e completa, “é pra tomar cachaça”. Para formar a horta eles costumam usar sementes, ao invés de mudas. “A gente pega a fruta na feira, pega a semente e planta. Mas dá para comprar semente também em casa de adubo. Muda nunca compramos”, diz Santos.

 

São experiências assim que norteiam a necessidade de fomentar os arranjos produtivos locais votados a alimentação orgânica.

 

No Mercado Municipal de São Miguel Paulista, cerca de 18 boxes exclusivos para venda de produtos cultivados sem uso de agrotóxicos, aguardam para ser inaugurados e licitados. Porém a administração municipal encontra dificuldades para que isto ocorra. Desde que assumiu a Prefeitura paulistana, o ex-Prefeito Haddad prometeu inaugurar este espaço dentro do mercado municipal. Finalizado sua gestão nada evoluiu.

 

"Espero que o novo Prefeito Dória tenha a sensibilidade de olhar mais para nós aqui do fundão da zona leste e abra logo estes boxes no Mercadão", argumenta o pedreiro Carlos Bittencourt, 45. Ele afirmou que compra alimentos orgânicos, uma vez por mês, no bairro de Itaquera.

 

 

Fonte: Agencia Mural

 

 

 

Confira as dicas do Portal Tudo Sobre Plantas

Clique na imagem para ampliar
 

 

 

 

 

 

 


 

Outras Matérias

Comente essa notícia

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

São Paulo (SP)

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN