www.centrallestenoticias.com.br
www.saomiguelpaulista.com.br
www.itaimpaulista.com.br

Programa Câmara no seu Bairro pode rever a Lei que institui o Dia de criação do Itaim Pta

Publicada em: 01-06-2015

 

Daniele Amorim
Especial para a CLN

                                                                                                                                                                               Arquivo/CLN

No Itaim Paulista tudo é devagar, segundo a subprefeitura, a primeira escada rolante do bairro chegou
em  maio de 2008 durante a inauguração da nova estação de trem

 

Com a proximidade do programa Câmara no seu Bairro que acontecerá no próximo sábado (23) no CEU Parque Veredas, os moradores podem reivindicar a aprovação da Lei do Dia do Itaim que tramita desde 2007 na Câmara Municipal.

 

O desejo de oficializar o dia é antigo, inicialmente foi reconhecido o dia 12 de maio como o dia oficial do Itaim, pois foi nesta data, nos anos 80, que a região foi emancipada da administração de São Miguel Paulista e tornou-se um distrito autônomo. A Lei 11.275 foi aprovada em 12 de novembro de 1992 e revogada em 19 de julho de 2007 através da Lei 14.485 que criou o calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo;

 

No mesmo ano, os vereadores Myriam Athiê, João Antônio, Zelão, Adolfo Quintas, Juscelino Gadelha e Senival Moura  apresentaram o  projeto de nº 01-0120/2007  para instaurar o dia 21 de junho como o Dia Oficial de Criação do Itaim Paulista. A data foi escolhida por conta  do documento que oficializa a posse das terras da região pelo bandeirante Domingos de Góes. Este documento está registrado no cartório de Santos e datado em 21 de junho de 1611.

                                                                               Jesus Matias/Acervo

Certidão de Nascimento do Itaim Paulista está no Cartório de Santos
 

Após 8 anos de tramitação na câmara e aprovação das comissões de Justiça, Educação e Orçamentária, o projeto foi encerrado no começo de 2013 por término da legislatura, ou seja, a maioria dos vereadores que apresentaram o projeto não foram eleitos para dar continuidade ao projeto e os demais vereadores não se interessaram pela proposta.

O psicólogo e professor Nilton Damasceno acredita que discrepâncias entre os apoiadores da Lei foi o causador do esquecimento do projeto: "Existem controvérsias [entre o dia 12 de maio e 21 de junho] entre os apoiadores da Lei que, para mim, fizeram o projeto ficar parado. O Itaim é um distrito e deveria ser comemorado por isso."

 

O primeiro bairro a ter seu dia oficial na cidade foi Santana, na zona norte, que é comemorado em sua data histórica de 26 de julho, conforme a Lei 11 169, de 30 de março de 1992, sancionada pela prefeita Luiza Erundina. 

 

 

 

 

 

 


 

Outras Matérias

Comente essa notícia

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

São Paulo (SP)

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN