www.centrallestenoticias.com.br
www.saomiguelpaulista.com.br
www.itaimpaulista.com.br

Mês das noivas acontece entre setembro e dezembro no Itaim Paulista

Publicada em: 21-10-2016

Natalia Almeida/CLN

 

A tão esperada sexta-feira amanheceu nublada hoje em São Paulo, mas o cenário não mudou: a clássica fila formada no cartório do Itaim Paulista, zona Leste da cidade, têm casais ansiosos para selar o matrimônio.

 

Só no mês de outubro serão realizados 280 casamentos no distrito, divididos nas sextas e sábados do mês. Apesar de maio ser considerado o mês das noivas, a oficial de registro civil substituta Aparecida Paiva, afirma que é no fim do ano que são realizados o maior número de casamentos: “Quando chegam novembro e dezembro a gente faz por sábado 60 casamentos mais ou menos. Maio agora já não é tão procurado como dezembro, por incrível que pareça” revela.

 

                                                                                                                                                                                            Natalia Almeida/CLN

Prédio em frente ao cartório vira cenário dos noivos

 

Os recém-casados  aproveitam o  prédio em frente ao cartório, que foi recentemente reformado, para registrar o momento. A pensionista Maria de Jesus, 67, e o aposentado Adônio Lopes, 82, estão juntos há um ano e meio, ela mora em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, e ele no Itaim Paulista e oficializaram hoje o segundo matrimônio: “Eu moro em Itaquá e ele aqui no Itaim. Amanhã nós casamos na igreja batista de Itaquá“ disse.

 

Luís Ferreira, 50, é fotógrafo e trabalha há cerca de três anos registrando os casamentos na região, e conta como é o fluxo na unidade: “Agora final de ano tem bastante, é bem concorrido. No ano passado, em dezembro, só em um dia tiveram 112 casamentos [...] Esse mês das noivas aqui é mais na ficção, que na realidade não entra”.

 

Para marcar o casamento é necessário que um dos noivos resida no distrito, que ambos compareçam ao cartório com duas testemunhas maiores de 18 anos e documentos de todos. No dia marcado, as testemunhas escolhidas também deverão assinar no ato da cerimônia. O valor cobrado é de R$ 399,22, havendo a possibilidade de assinar o atestado de pobreza para quem não tiver condições, que pagará apenas o valor de R$ 40 referente ao edital de proclamas (publicação obrigatória no diário oficial para tornar público que o cidadão está casado).

 

Veja a seguir os documentos necessários em cada caso:

 

Estado Civil

Documentos necessários

 

Solteiro

 RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência em nome dos noivos.

Divorciado 

 RG, CPF, certidão de casamento com averbação do divórcio, comprovante de residência em nome dos noivos.

 

Viúvo

 

 RG, CPF, certidão de casamento, certidão de óbito, se o (a) falecido (a) deixou bens levar o inventário, comprovante de residência em nome dos noivos.

Menor de 18 anos

 Ir acompanhado dos pais com RG e certidão de casamento, se forem casados. Se um dos pais for falecido apresentar certidão de óbito. Se residirem em outro município mandar o consentimento por escrito com firma reconhecida.

Menor de 16 anos

 Apresentar o suprimento de idade adquirido no fórum (documento que autorizar o casamento de pessoas com idade inferior à estabelecida).

Procuração

 Procurador deverá comparecer com RG, CPF e a procuração.

Analfabeto

 Levar uma pessoa a mais para assinar como testemunha.

Testemunhas

 Duas pessoas alfabetizadas, conhecidas e maiores de 18 anos com RG e certidão de casamento (se forem casados).

 


 

Outras Matérias

Comente essa notícia

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

São Paulo (SP)

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN