www.centrallestenoticias.com.br
www.saomiguelpaulista.com.br
www.itaimpaulista.com.br

Unidos de Santa Bárbara comemora 28 anos de história

Publicada em: 17-11-2016

Natalia Almeida/CLN

 

O Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo, acordou hoje, 17 de novembro, no ritmo da bateria, em comemoração ao 28º aniversário da Unidos de Santa Bárbara, escola de samba do bairro. .

 

Iniciada como um bloco de carnaval, o Unidos de Santa Bárbara surgiu no dia 17 de novembro de 1988, aniversário da presidente de honra e fundadora Sirlene Domingues, a “Mãe Helena”. Em 1996, o ainda bloco filiou-se a UESP (União das Escolas de Samba de São Paulo) após uma pausa de um ano por conta do falecimento do marido de Mãe Helena.

 

O Santa Bárbara ganhou seu primeiro título em 1999 e entraram na categoria de bloco especial para desfilar no ano seguinte. O enredo responsável pela vitória da escola foi o “São Tomé das Letras: É Ver para Crer”.

 

O bloco até então, tornou-se escola de samba em 2009 e chegou ao grupo de acesso em 2013, porém, o Santa Bárbara alcançou a oitava posição da competição e voltou ao grupo 1, categoria em que permanece desde 2014.

 

A empresária Cassia Lima, 48, é a atual presidente e filha de Mãe Helena, e falou como se sente em relação aos 28 anos de história: “É o sonho que a minha mãe fez, a história da minha vida [...] É uma coisa que vai além do samba, a gente fala que a criamos uma grande família, não é biológica, mas é uma família de alma” revela.

 

O segundo Mestre Sala, Elielson de Souza, 38, revela o sentimento de conduzir a bandeira da escola: “Carregar um pavilhão de enredo exige esforço, perseverança, repetições, sentimento, verdade, emoção e, principalmente, muito amor. Amor esse que pra nos é incondicional. Juntos, construímos uma história na nossa agremiação e hoje só tenho a agradecer a nossa comunidade”.

 

                                                                                                                                                                                                         Divulgação

A comemoração de aniversário acontecerá no próximo domingo na quadra da escola

 

Na questão comunitária, a escola faz ações sociais e culturais na região: “O noso papel é o de inclusão social. Estamos sempre de portas abertas acolhendo á todos sem distinção de raça, credo, sexualidade ou nível social, e estamos sempre orientando para que possam seguir o melhor caminho” afirma o diretor social Rui Bezerra, 40, responsável pelo projeto de distribuição de marmitas para os moradores de rua da região.

 

Perguntado sobre a emoção dessa data, João Berto, 48, também fundador e atual segundo tesoureiro se emociona: “Esses 28 anos pra mim são tudo [...] com muito carinho e muito respeito ao nosso pavilhão, é uma satisfação muito grande, inexplicável” revela.

 

O enredo escolhido para o carnaval 2017 foi “Os encantos da noite”, que canta alguns contos literários e narra a noite de São Paulo de uma forma alegre e criativa. A escola desfilará com a participação de celebridades que fizeram sucesso pela noite, que ainda não tiveram os nomes divulgados. O desfile acontecerá no dia 27 de fevereiro a meia-noite. 

 

O baile de comemoração do aniversário acontecerá no próximo domingo, 20, a partir das 18h na quadra da escola, com entrada franca. O endereço é a rua José Cardoso Pimentel, 1B, no centro do Itaim Paulista.

 


 

Outras Matérias

Comente essa notícia

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

São Paulo (SP)

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN