www.centrallestenoticias.com.br
www.saomiguelpaulista.com.br
www.itaimpaulista.com.br

Mutirão lembra as primeiras ações de Mário Covas no Jardim das Oliveiras

Publicada em: 09-01-2017

Vander Ramos/CLN

 


O primeiro "Mutirão Mário Covas" só os servidores da Prefietura meteram a "mão na massa".
Populares se concentraram nas "sielfes" com o Prefeito João Dória

 

 

Ontem, 08/01, foi lançado pelo prefeito João Dória Júnior, o programa de limpeza do governo municipal  batizado de  "Mutirão Mário Covas", no Parque Santa Amélia, Jardim das Oliveiras distrito do Itaim Paulista, zona leste de São Paulo.

 

O programa prevê a limpeza de logradouros, retirada de entulhos, recuperação dos passeios púbicos, poda de árvores, etc.. O programa incentiva a participação popular em cada evento. Junto ao "Mutirão Mário Covas", Dória lançou o "Calçada Nova" que prevê ação exclusiva na recuperação dos passeios públicos, instalação de acessibilidade e recuperação de guias em toda cidade com a participação dos moradores e comerciantes.

 

Dória usou luvas, vestiu-se de pedreiro com um capacete branco da construção civil, geralmente usado pelos engenheiros, calça jeans e uma camiseta branca com letreiros da ação  "Cidade Linda" na frente e nas costas a expressão "Mutirão Mário Covas".

 

O público também recebeu dos assessores da prefeitura regional uma camiseta igual a que o prefeito usava, mas ao invés de colocar a "mão na massa" preferiram tirar fotos com o Prefeito que mal e mal carregou algumas pedras e cimentou um pequeno pedaço de calçada demorando cerca de 15 minutos. Ao final desenhou no cimento um coração declarando seu amor por São Paulo. "Vixi, este aí vai ficar os 4 anos cimentando esta calçada", diz um morador.

 


Assim como fazem diversos casais, Dória petrificou seu amor por São Paulo no cimento. 

 

 

Entretanto para o Prefeito não importa o tempo do trabalho que ele faz, se 15 minutos cimentando ou 10 minutos varrendo uma rua. O importante é o gesto de simbolismo da atitude e do prazer de servir à comunidade.

 

Uma hora após a saída de Dória do Itaim Paulista, as equipes de limpeza da Prefeitura regional deixaram o local prometendo terminar o serviço ao longo da semana.

 

"Não ajudei, pois não me disseram o que fazer e nem tinha vassouras para todo mundo. Todos queriam tirar sielfe com o Prefeito", diz Felicio Rocha, 28 anos..

 

"Quando Mário Covas fez a mesma coisa aqui eu tinha três anos e minha mãe ainda tem foto dela varendo ao lado de Covas e naquela época tirar fotos era coisa rara e muito cara", revela a dona de casa Natalia Silva, 30 anos.

 

Sobre a participação popular, o Prefeito afirmou que os moradores vão colocar a mão na massa. O prefeito regional, José Denycio, tentou reunir os voluntários, sem sucesso. “Eles vão voltar ao longo da semana para a gente terminar”, declarou.

 


Com ajuda do Prefeito Regional, José Denycio, Dória coloca cimento em um pedaço de calçada
na rua Timóteo Correia de Góes em frente ao Parque Santa Amélia

 

 

 

O programa

O termo "Mutirão Mário Covas", que batizou o atual programa municipal de limpeza do bairro com a participação de moradores é uma homenagem ao ex-Prefeito Mário Covas (1930-2001) que assumiu a Prefeitura de São Paulo em 11/05/1983 e deixou o cargo no dia 01/01/1986 para o ex-Prefeito Jânio Quadros.  Nos anos 80, Covas lançou no Jardim das Oliveiras o mutirão de sarjetas para iniciar a pavimentação das ruas. Na seqüência propôs outro desafio, com ajuda das lideranças comunitárias, de fazerem o mutirão de limpeza com ajuda dos moradores, pois as equipes da Prefeitura eram escassa.

 

O local da primeira ação de limpeza, em forma de mutirão do Prefeito João Dória,  também tem um simbolismo direcionado a Mário Covas. O local que atualmente é conhecido como parque Santa Amélia era chamado de Praça Silva Covas, filha do estadista morta em acidente de carro nos anos 70. Este espaço também foi utilizado por Covas para iniciar a limpeza do bairro em formato de mutirão em 1983.

 

 

 

 

 


 

Outras Matérias

Comente essa notícia

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

São Paulo (SP)

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN