Itaim Paulista e São Miguel festejam Dia da Consciência NegraPublicada em: 22-11-2016
da Redação
O dia da Consciência Negra que foi comemorado no último domingo, 20, ficou marcado pelas festas e manifestações que aconteceram na região do Itaim Paulista e São Miguel, bairros da zona leste de São Paulo.
A quadra da Unidos de Santa Bárbara, escola de samba do Itaim, estava em ritmo de festa para comemorar os 28 anos de história, e, para isso, recebeu a comunidade e os membros em sua sede na rua José Cardoso Pimentel. A escola Acadêmicos do Tatuapé, bairro da zona leste, também veio prestigiar a celebração.
Às 13h em frente à Casa de Cultura Itaim Paulista, rolou o 1º encontro das Nações Afro e seus Descendentes, com participação da comunidade e atrações como comidas típicas, danças, capoeira, grupos musicais e artesanato.
Coletivo Quilombo Raça e Classe - SP/Colaboração
Em São Miguel, a "Marcha da Periferia: Aquilombar para Reparar”, foi um movimento idealizado através da união de alguns coletivos artísticos e sociais, que lutam contra a intolerância de gênero racista, machista e xenofóbico. A concentração aconteceu às 12h, na praça da estação Jardim Helena – Vila Mara, com encerramento na sede do Quilombo Quebrada, no Jardim Pantanal.
“Foi muito bom, tivemos um diálogo muito importante com a nossa comunidade, mesmo eles não saindo nas ruas, estando somente nas janelas, nos ouviram e concordavam e muito com nossa fala. Aplaudiram num gesto de apoio a nossa marcha, isso foi muito importante pra nós” revelou Pollyana Almië, 31, atriz, dançarina, poetisa e uma das organizadoras do coletivo "BatucAfro".
|
Outras Matérias
|
Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste NotÃcias. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN