www.centrallestenoticias.com.br
www.saomiguelpaulista.com.br
www.itaimpaulista.com.br

Saiba que mercados cobram pela
nova sacola no extremo leste

Publicada em: 01-06-2015

Daniele Amorim
Especial para a CLN

 

Daniele Amorim/CLN   

Comercial AOKi, na vila Mara, oferece como opção
sacos de papel, sacolas e caixa de papelão sem cobrar pelo produto

 

A nova Lei 15.374 das novas sacolas biodegradáveis foi implementada no começo do mês de abril. Ela determina o uso de sacolas biodegradáveis em todos os supermercados da cidade. Por ter a produção mais cara, parte dos estabelecimentos começaram a cobrar por unidade. "Não é justo esta cobrança, porque nós já estamos comprando no mercado" disse a ajudante geral Ginalva Souza (40) saindo do mercado com uma sacola plástica nas mãos.

Inicialmente, somente mercados devem seguir as regras, porém, o proprietário da floricultura Thalita Flores, localizada no Jardim Helena, Fabiano Almeida (40), demonstra preocupação em abastecer o estabelecimento com a novidade: "Estou sem sacolas desde o começo da semana, procurei em diversos lugares para comprar as biodegradáveis e acabou." Questionado sobre o custo nos supermercados Fabiano reclama: "Acho um absurdo cobrar por elas, o preço deveria estar embutido pelas compras feitas, não faria isso com meus clientes."

Daniele Amorim/CLN   

Novas sacolas plásticas estão sendo vendidas de R$ 0,08 a R$ 0,23 no Extremo Leste SP

 

O encarregado Francisco da Chaga (31) trabalha na Empório Doces, na avenida Oliveira Freire, no Jardim Helena, e informou que o estabelecimento não cobra "Acredito que a iniciativa é muito boa para o meio ambiente".

Veja a tabela de preços das sacolinhas nas maiores redes de supermercados no extremo-leste:

Arte/CLN   

   

 

O Atacadão doa a arrecadação de sacolas para a ONG Doutores da Alegria e o Líder é o único da região que não cobra.

Na última segunda (13), o PROCON decidiu que irá notificar os estabelecimentos que cobram pelas novas sacolinhas, pois segundo o órgão, a cobrança é abusiva.


Meio-ambiente

Segundo a Prefeitura de São Paulo, o objetivo principal é a preservação do meio-ambiente, além disso, as sacolas servem para padronizar a coleta seletiva. Para o lixo reciclável é usado a sacola verde, e para o orgânico, a cinza.

A região de São Miguel e Itaim Paulista possui coleta seletiva parcial. Confira onde os consumidores podem descartar o lixo reciclável nestes locais:

 

   

 


 

 

 

 


 

Outras Matérias

Comente essa notícia

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

São Paulo (SP)

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN