www.centrallestenoticias.com.br
www.saomiguelpaulista.com.br
www.itaimpaulista.com.br

Documentário A Saga de Zé da Lua traz a trajetória de vida de um ícone de São Miguel Paulista

Publicada em: 01-03-2016

Herberth Brasil/CLN

                                                                                                                                                                     Herberth Brasil/CLN

Evento reuniu cerca de 200 pessoas no CEU Vila Curuçá, zona leste SP

 

Moradores do bairro de São Miguel Paulista e região assistiram a estreia do documentário “A Saga de Zé da Lua" no teatro do CEU Vila Curuçá, no Itaim Paulista, zona leste da cidade, na última segunda, 29. Cerca de duzentas pessoas, entre moradores, artistas, músicos, jornalistas e empresários compareceram ao evento que comemorou o 40º aniversário do artista regional Wagner Ufraker, conhecido popularmente como Zé da Lua. Ufraker é uma das pessoas nascidas em 29 de fevereiro e que comemora da data de seu nascimento de 4 em 4 anos. Segundo o artista, ele tem 10 anos num "corpinho" de 40 anos de experiência.

 

O documentário é uma coletânea de vídeos de projetos do artista ligados à música, jornalismo, meio ambiente e de suas andanças pelo país para difundir a cultura nordestina, principalmente o forró. O filme reúne material colhido durante doze anos pelo artista. Shows, projetos e reportagens dominam a produção com duração de quase uma hora e meia.

 

                                                                                                                                                                                               Herberth Brasil/CLN

 

 

O funcionário dos Correios, Lenivaldo Oliveira, contou por que decidiu assistir ao documentário “Vim prestigiar esse evento devido à comunidade estar próxima da gente. Devido ser um teatro que participaram muitos pessoas importantes,  eu aproveitei para trazer meus filhos para prestigiar esse evento da saga do ”Zé da Lua”, pois achei interessante.”.

 

Já o microempresário, Ananias Almada dos Santos, 57, morador de São Miguel relembra dos trabalhos do artista na região: Ele faz um trabalho bacana, bastante interessante. Até mesmo com forró. eu gosto muito de forro. Eu o acompanho [...]  eu estou muito contente de estar aqui”.

 

Antes da sessão houve palestra com o Pajé Laguna da tribo dos Karibokas sobre medicina indígena. O filme começou a ser exibido às 20h, após a sessão houve um desfile de moda com moradores locais e homenagens dos amigos ao artista “Zé da Lua”.

 


Zé da Lua

Wagner Ufracker da Silva, o "Zé da Lua", nasceu em 29 de fevereiro de 1976 no antigo Hospital Santa Teresinha em São Miguel Paulista, zona leste da cidade. É cantor, compositor, percussionista, ator, jornalista e radialista.

 

Recebeu forte influência da cultura popular nordestina em sua formação no bairro de São Miguel Paulista. Foi palestrante pelo projeto “Arte Fácil”, onde venceu concurso realizado pelo Banco Bradesco e foi palestrante nas Redes de Hipermercados Pão de Açúcar, Carrefour, Extra e em Paróquias da zona norte de São Paulo.

 

Em 2003 atuou em pesquisa multicultural em Fortaleza/Ceará, onde fundou e integrou os grupos “Saga Nordestina”, “Maracatu Nação Fortaleza”, “Maracatu Filhos de Yemanjá”, “Maracatu Vigna Vulgaris”, percorrendo o nordeste brasileiro e participou de diversas apresentações. Estudou teatro no Teatro Boca Rica com Osvald Barroso de 2004/2006.  Em Fortaleza produziu eventos culturais e obteve dez documentários, uma média metragem, um curta metragem, quatro CDs. 

 

Zé da Lua  criou na região a “Web TV São Miguel” e TV Itaquera, no âmbito social, ele dirige a ONG “Jovens do Brasil". Ele também coordena os projetos “Maracatu Nação São Miguel”, SP Roots e idealizou o Bloco do Baião em homenagem ao Centenário Luiz Gonzaga em 2012. No âmbito jornalístico, ele é colunista cultural do Grupo Folha de São Miguel. Como músico, integra o grupo “Trio da Lua”.

 

 

 

 


 

Outras Matérias

Comente essa notícia

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

São Paulo (SP)

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN