www.centrallestenoticias.com.br
www.saomiguelpaulista.com.br
www.itaimpaulista.com.br

Exposição de esculturas em madeira enriquece São Miguel

Publicada em: 19-10-2016

Natalia Almeida/CLN

 

Escultor, graduado em comércio exterior, poeta, escritor e nordestino orgulhoso. Euflávio Gois de 60 anos é o artista responsável pela exposição “Madeira Velha”, que exibirá durante o mês de outubro algumas de suas peças esculpidas.

 

A Casa de Cultura Antônio Marcos, em São Miguel Paulista, na zona leste da capital, recebe entre os dias 3 e 28 de outubro a arte de Euflávio, composta por esculturas em galhos, troncos e painéis de madeira. A visita acontece de segunda à sábado, das 9h às 18h e a entrada é gratuita.

 

                                                                                                                                                                                           Natalia Almeida/CLN

Obras de Euflávio são compostas de galhos, troncos e painéis de madeira

 

Nascido no interior de Sergipe, o artista veio para São Paulo em 1961, aos 18 anos, e foi morar em Guarulhos, na Grande São Paulo, onde ficou por três anos e meio antes de vir para o Itaim Paulista, na zona leste da cidade.

 

Aqui iniciou carreira metalúrgica, onde passou por quatro empresas, se formou em comércio exterior e após 39 anos de serviços braçais se aposentou.

 

Entediado, Euflávio pensava em alguma atividade para passar o tempo e lembrou de um amor antigo: a escultura. Foi quando começou a fazer rostos nos galhos que caíram do Pau Brasil, árvore que o artista plantou e, para reaproveitar os galhos que quebravam, ele dava expressões à eles, utilizando estiletes e serra de ferro. Hoje seu acervo é composto por cerca de 160 peças, sendo que a primeira escultura é datada de 2007.

 

“Se eu levantar de manhã e ver um galho de árvore pedindo pra ser trabalhado, eu vou sobre ele pra fazer uma arte” disse ele.

 

Taxado como louco pelos vizinhos, seu talento foi reconhecido primeiramente pela família e amigos, que o encorajaram a continuar o trabalho, após isso começou a fazer exposições em lugares como: USP Leste, no CEU Vila Curuçá e em um café teatral no Itaim.

 

Casado e pai de três filhos, o seu lado poeta aflora em forma de protesto às inquietudes do mundo, amor e retratos de sua infância. Atualmente está escrevendo um livro com três cópias manuscritas, para deixar um para cada filho e se imortalizar através das palavras. 

 

Sobre a poesia ele declara: “As palavras passavam voando sobre a minha cabeça e eu só as laçava, como se laça um bezerro”.

 

Ouça a seguir um de seus poemas: 

 

 

Serviço:

 

Exposição "Madeira Velha"

Data: de segunda à sábado, das 9h ás 18h, até o dia 28 de outubro

Local: Casa de Cultura São Miguel - Antônio Marcos 

Endereço: Rua Irineu Bonardi, 169

Entrada gratuita.

 


 

Outras Matérias

Comente essa notícia

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

São Paulo (SP)

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN