www.centrallestenoticias.com.br
www.saomiguelpaulista.com.br
www.itaimpaulista.com.br

Hospital Dia e UBS no Itaim oferecem atendimento oftalmológico

Publicada em: 01-06-2015

Arthur dos Reis
Especial para CLN

 

Divulgação/PMSP   

Entre os procedimentos da Rede Hora Certa, estão às cirurgias de catarata, pterígio,
estrabismo, retina e glaucoma

 

Segundo o último Censo Oftalmológico de 2014, São Paulo possui três vezes mais médicos oftalmológicos que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Censo realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), revelou que são mais de 2 mil médicos oftalmologistas na capital, é um especialista para cada 5 mil habitantes.

Mesmo com grande número de médicos na cidade, o tempo médio de espera no SUS chega a 94 dias na região de abrangência da Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRSL), que abrange os distritos das subprefeituras de Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel. São mais de 8.600 pessoas na fila de espera, segundo dados da Prefeitura atualizados até fevereiro de 2015. De lá para cá não foi divulgado novo balanço dos atendimentos.  

Apesar da demora, ainda há quem desconheça essa especialidade na rede pública. Como é o caso do engenheiro de segurança do trabalho, Geraldo Tavares, de 41 anos."Não conheço, mas usaria se necessário, mas como eu posso escolher (o particular) ai não usaria não".

No bairro de São Miguel, apenas o Hospital Dia da Rede Hora Certa, oferece atendimento oftalmológico, mas até mesmo usuários da Rede desconhecem o serviço.

O aposentado Luiz Moreira, 66, e que utiliza o serviço de urologia revela: "Desconhecia, mas acho que há demora no atendimento, não é de imediato o atendimento (...) dependendo da situação a gente tem que  passar no particular se tiver com pressa,  né?".

Para conseguir agendar uma consulta, é necessário ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para que o médico responsável encaminhe ao especialista. No Hospital Dia da Rede Hora Certa de São Miguel, existe duas salas para consultas e outra para cirurgias oculares de pequeno porte.

É recomendado ir a um oftalmologista pelo menos uma vez por ano, sendo a miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia (vista cansada), catarata e glaucoma os problemas mais comuns entre a população.

 


Nos bairros de São Miguel e Itaim, há dois locais que oferecem atendimento oftalmológico, confira.


Hospital Dia - São Miguel
Rua Professor Antônio Gama de Cerqueira, 347, Vila Americana


UBS Dr. Júlio de Gouveia - Itaim Paulista
Praça Major José Levy Sobrinho, 139, Itaim Paulista

 

 

 

 


 

Outras Matérias

Comente essa notícia

Nome:
E-mail:
Comentário:
 

 

Draw My Life: Itaim Paulista
405 anos de história

São Paulo (SP)

Copyright © 1998-2016 CLN-Central Leste Notícias. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da CLN